ROCÍO FERNÁNDEZ
Diretora, Professora e Coreógrafa na companhia "Los Cabales" Escola de Arte Flamenca, Huelva
Nasceu em Huelva, em 1983. Aos oito anos começa os seus estudos em dança espanhola. Teve aulas com vários professores da estatura de Eva Yerbabuena, Antonio Canales, Joaquín Grilo, Isabel Bayón, Rafaela Carrasco, Pastora Galván, Valeriano Paños, Rafael Estevez, Patrícia Guerrero, Javier Barón, Javier Latorre ou Merche Esmeralda. Aos 17 anos começa a dar aulas de dança flamenca numa escola da sua cidade natal, cujo trabalho conjuga com a referida formação e com a sua formação regulamentada nas Adoratrices, José Regidor (atual Estuaria IES) e Escolas femininas. Em 2006 faz a graduação em Educação Musical, na Universidade de Huelva.
Em 2008 começou a ensinar Dança Flamenca e Dança Espanhola na Escola Municipal de Música e Dança de Aljaraque, onde continua até hoje.
Em 2009 criou a sua própria escola de dança em Huelva (Escuela de Arte Flamenco "Los Cabales") cuja direcção conjuga com o referido emprego até hoje.
Paralelamente à sua formação e ensino, trabalhou com artistas como Manguara, El Peca, Pilar Bogado e Las Molina. Participou do Ciclo Cajasol Juvenil Flamenco, em inúmeros espetáculos como 'Escritome a la tierra', de Augusto Thassio, ou 'Origen Flamenco Project', além de levar suas raízes a diferentes partes do mundo atuando em circuitos de dança.
Também fez parte do elenco de 'Lo bolero, lo flamenco', e do elenco do novo espetáculo de Paco Cruzado "El alma en mis manos", onde atualmente trabalha como coreógrafa e dançarina.
Além do ensino da dança, realizou inúmeros espectáculos, dois dos quais ainda estão ativos hoje: “Romero” e “Bailando la Navidad”.
Em 2016 foi premiada pelo Instituto Andaluz da Juventude, da Junta de Andaluzia, com o Prêmio Huelva Joven 2016, na categoria Arte. Uma distinção que premiou a sua extensa carreira e o trabalho que realiza com dedicação todos os dias: oferecer a mais alta formação para as novas gerações de artistas sem ter que sair da província de Huelva para fazê-lo.
Participou como orador em diferentes conferências, cursos e conferências sobre música popular, tradicional e flamenca organizadas pela Universidade de Huelva e pelo Instituto Andaluz para o desenvolvimento do Flamenco.
Desde o ano letivo 2018-2019, integra a equipa docente do Mestrado Interuniversitário em Investigação e Análise do Flamenco. Universidade de Huelva. 

“sobre las olas te quiero ver bailar"

“Cuando el cuerpo habla, es más creíble que las palabras"

“Viviré hasta que el alma me suene, aquí estoy para morir cuando me llegue”, Miguel Hernández

“Septiembre de un Sol que ya no aprieta, por el cielo colores silenciosos”, Juan Carlos Romero

You may also like

Back to Top